Por que o RH tem que saber o que são metodologias Ágeis?

06/07/2017 às 15:06:40

O Manifesto ágil e seus desdobramentos, principalmente na forma de atuar de empresas desenvolvedoras de software e Escritórios de Projeto, sintetiza e direciona a forma de organizar sistemas de produção de inúmeras empresas, e isso só se consolidou por dois motivos:

 1-     Introduzir uma dinâmica mais próxima aos objetivos, anseios, forma de pensar e agir, da grande massa de profissionais atuantes no mercado de TI;

2-     Possibilitar a Clientes desse segmento uma construção gradual, participativa, além de certo modo, mais rápida do produto final a que ele terá acesso.

 A Gestão de Pessoas e todas as mudanças que têm ocorrido em torno do antigo RH nas empresas, em especial a de Tecnologia, tem nestes modelos fortes aliados para uma atuação estratégica, focada e resultados e no trabalho árduo em cima de Indicadores, sendo inclusive o primeiro campo para a colheita de dados em RH.

 Mas o que são esses Métodos Ágeis? Bom, resumidamente:

 É uma metodologia de desenvolvimento de produtos e soluções, que vai além de softwares, que está baseada na interação entre membros da Equipe como força motriz para o processo de produção, e que possibilita entregas parciais, antecipando ao cliente artefatos que irão compor a solução final, proporcionando agilidade ao processos, que também agrega qualidade e reduz riscos de entrega. Exemplos:

 -SCRUM;

- KANBAN;

 Óbvio que a adoção dessa nova perspectiva de negócio também modifica o perfil dos Profissionais envolvidos. Em linhas gerais, diante de um cenário em que a palavra chave ?interação? emerge como ferramenta fundamental fica claro que novas Competências são direcionadas para aqueles que conduzirão o processo de desenvolvimento de soluções, percebam que aqui não simplifico como única forma de utilização da metodologia Ágil o desenvolvimento de software.

 Porém, vale utilizar como exemplo neste momento a realidade de uma Equipe de TI ou Escritório de Projetos para especificar as etapas de desenvolvimento de soluções de forma Ágil:

 1-     Inicialmente, uma lista de tarefas e sua definição operacional é feita, inclusive detalhando etapas para cada uma delas;

2-     A Equipe conjuntamente distribui papéis e tarefas, além de definir os prazos para execução dessas atividades;

3-     Iniciado o desenvolvimento, são realizadas reuniões diárias para compartilhar a evolução dos trabalhos, dúvidas e propor soluções diante de ofensores;

4-     Em determinados pontos do cronograma de trabalho são realizadas entregas de artefatos que definem 1- se o cronograma vem sendo seguido, 2- blocos que irão compor o produto final e que devem funcionar de acordo com o especificado para cada etapa. Nesses períodos temos os Sprints, onde se acelera a execução de atividades para compor a entrega do cronograma e padrão especificado.

5-     Finalizado todo o ciclo de desenvolvimento até a entrega, uma reunião com todos os membros da Equipe do Projeto é realizada para se levantar dificuldades, soluções novas implementadas, lições aprendidas e incorporar esse aprendizado ao processo como um todo.

 Vale enfatizar que nesse processo todo fica claro que a comunicação é competência fundamental para o êxito de tarefas na Metodologia Ágil, assim como a iniciativa e foco em resultados. Os membros da Equipe necessitam compartilhar informações de modo preciso e construir diálogos de forma a expor e analisar a evolução de suas atividades nas reuniões de alinhamento. Pela própria autonomia presente e necessária para a execução de todas as etapas, lembre-se que aqui o controle não é uma forma de gestão, a proatividade e auto - gerenciamento são características que os Colaboradores necessitam possuir e empreender continuamente. Finalmente, compreender o sentido de resultado e de que as tarefas devem estar direcionadas para um resultado específico, etapa a etapa, de forma a sempre conduzir sua parte do processo de desenvolvimento de forma orientada a um objetivo comum, eis o que faz por exigir a competência ?Foco em Resultados? como primordial para os componentes de Equipes atuantes com Metodologia Ágil.

Vale ressaltar que estas competências são o foco da maior parte dos problemas encontrados em Equipes que utilizam Métodos Ágeis. Tão ou mais importante que identificar gaps, estimular o desenvolvimento de competências, ou mesmo trocar componentes das Equipes, é direcionar a melhoria do desempenho através do uso de Ferramentas para implementar mudanças na Equipe de forma a melhorar, otimizar, as competências fundamentais para os membros de Equipes Ágeis.

O Coaching Executivo possui ferramentas que se encaixam perfeitamente para a melhoria de desempenho de Equipes, não só a nível grupal como individual, que focam no entendimento do estado atual do Colaborador como um Perfil que permitiu até agora evoluir e crescer dentro do mercado, mas que não permite ir além, alcançar resultados melhores, permitindo atingir objetivos mais audaciosos ou mesmo fundamentais para a permanência no Mercado de forma competitiva.

O que descrevi aqui nada mais é que um Framework, um padrão delineado para atuação, onde adaptações surgem e são implementadas como ferramenta para o processo de desenvolvimento. Tal palavra comum ao processo de desenvolvimento de software pode ser acrescida uma outra expressão: Mindset, que é também um modelo, porém cognitivo, que permite incorporar uma série de padrões comportamentais como premissa para a execução de tarefas tal como definido em um escopo de boas práticas, algo comum ao pensarmos em ISO, PMBOK, além de outras certificações.

Qualquer Profissional que vivenciou a rotina de empresas com formatos minimamente padronizados por estes modelos ou similares, sabe que são os aspectos comportamentais que influenciam muito mais que os técnicos o desempenho das Equipes, aliás, principalmente a nível individual! Eis aí a peça chave para que tantas organizações invistam em processos de desenvolvimento de competências como Treinamentos e Coaching ( Executivo ou Organizacional), como mecanismo para alcance e melhoria de resultados, o que muito tem despertado o interesse de Profissionais ligados à Gestão de Pessoas em diversos segmentos em geral, e de TI/Projetos em particular, inclusive nós aqui da Gladium Tecnologia e Gestão, mas isso já é tema para o próximo artigo.

Abraço e sinta-se a vontade para nos contatar.



Gladium Tecnologia e Gestão

EDUARDO ROCHA

Assine nossa Newsletter

Enviando...

Grupo Gladium

Nossa solução, seu resultado.

+55 61 2626 2710

contato@grupogladium.com.br

SBS Quadra 01, Bloco K, Salas 1208 e 1209
Asa Sul, Brasília

Gestão de Pessoas

Navegue pela página de Gestão de Pessoas e conheça as soluções desenvolvidas pela Gladium.

Home

Soluções

Artigos

Conheça

A Gladium desenvolve soluções para a gestão de sua empresa.

Gladium Tecnologia

Gladium Marketing

Gladium Gestão RH

Contato

Enviando...

Desenvolvido com muito por nós mesmos.