A influência do Gestor, e sua percepção de poder, na estruturação de equipes de trabalho.

13/02/2017 às 15:04:11

Charleen Case e Jon Maner da Northwestern Kellogg School relacionaram em um estudo com grupos de Universitários com perfis de liderança aguçada e seus padrões de comportamento em tarefas de grupo. Suscintamente, os resultados demonstraram que líderes em situações de insegurança frente a efetividade de suas ações perante o grupo tendem a dividir as equipes de forma a isolar componentes mais habilidosos que a média, assim como diminuir o incentivo a situações de cooperação entre os membros do grupo e estes indivíduos em destaque.

A situação que encontra inclusive similaridade no reino animal, estudos com primatas já apresentavam comportamentos semelhantes, pode ser vista no cotidiano do mundo corporativo, assumindo conotações que comprometerem fatores da dinâmica organizacional, principalmente o Clima.

As características dos perfis de liderança descritas no estudo possuem muita similaridade com o perfil Dominante do DISC, ferramenta amplamente utilizada no ambiente para ações de captação, retenção e desenvolvimento de talentos. Aliás, utilizar tal instrumento como mecanismo de definição de ações para reverter o comprometimento à satisfação dos Colaboradores é uma boa prática, embora exija expertise e fino trato das variáveis envolvidas,, principalmente para evitar a perda de talentos e comprometimento de desempenho de líderes em especial e equipes em geral.

Formas de evitar que ações reativas por parte de Gestores comprometam o desempenho de Equipes passa por criar ambientes transparentes, onde o incentivo à reuniões de alinhamento regulares, além de participação maior de todos os membros na tomada de decisões, atuam de forma a dificultar atitudes como a descrita por Case e Maner. Além de atuar na retração desses padrões de comportamento contraproducentes, reforçar o bom desempenho dos Gestores de Equipes favorece a segurança desses em relação ao seu próprio desempenho.

Finalmente, estruturar ações positivas de cooperação, em ambientes controlados, focados na realidade da organização, estimula formas produtivas de administrar comportamentos de i9nsegurança, analisar como se desenvolvem, além de propiciar ações efetivas para superar comportamentos disfuncionais.

A utilização de análises de perfis através do DISC, a implementação de Pesquisa de Clima combinada ao mapeamento de humor dos membros das equipes, além de estratégias mais elaboradas como jogos colaborativos, possibilitam direcionar perfis dominantes para ações mais eficazes nos ambientes corporativos.



EDUARDO ROCHA

Assine nossa Newsletter

Enviando...

Grupo Gladium

Nossa solução, seu resultado.

+55 61 2626 2710

contato@grupogladium.com.br

SBS Quadra 01, Bloco K, Salas 1208 e 1209
Asa Sul, Brasília

Gestão de Pessoas

Navegue pela página de Gestão de Pessoas e conheça as soluções desenvolvidas pela Gladium.

Home

Soluções

Artigos

Conheça

A Gladium desenvolve soluções para a gestão de sua empresa.

Gladium Tecnologia

Gladium Marketing

Gladium Gestão RH

Contato

Enviando...

Desenvolvido com muito por nós mesmos.