A construção de uma cultura organizacional

13/02/2017 às 15:00:25

A sua empresa possui uma Cultura própria? Sim, possui! Os processos que levam ao estabelecimento de procedimentos institucionalizados, além de determinar padrões de comportamento direcionados e alinhados aos objetivos organizacionais, permite a construção de uma Cultura Organizacional.

Uma empresa é constituída pelos Colaboradores que a compõem, ligados por objetivos comuns, compartilhados ao longo de sua trajetória. Os produtos e serviços desenvolvidos pela organização são resultado do trabalho de seus componentes, e para desenvolver esses processos de produção, necessitam interagir de forma ordenada, estruturada minimamente para se dirigir aos objetivos organizacionais, em atividades colaborativas conforme colocado por Hall (1984).

As organizações procuram multiplicar padrões de comportamento alinhados a seus objetivos. Treinamentos e programas de integração são elaborados para esta finalidade. Os Colaboradores, individual e coletivamente, elaboram formas alternativas de execução de suas tarefas, geralmente simplificando os modelos estabelecidos pela alta direção e média gerência para a realização das atividades.

A implantação e consolidação de uma Cultura própria em uma empresa é perceptível no momento em que seus fundadores começam a se distanciar do dia a dia da organização, assim como quando seus Colaboradores passa a incorporar e disseminar valores e comportamentos comuns, tornando-se cada vez mais padronizados, e característicos do Grupo.

Um olhar mais atento sobre a dinâmica interna nas empresas permite observar formas próprias de manifestação do comportamento organizacional. Uso do espaço comum, relações de poder, vestimentas, todos são itens que permitem caracterizar uma empresa e que vão além de sua estrutura funcional, de seu desenho organizacional.

A cultura organizacional define padrões de comportamento, desenha um conceito de adequação à normas, principalmente implícitas, fornecendo uma compreensão geral aos Colaboradores acerca de como as tarefas devem ser executadas, sobre como comportar-se, influenciando assim a atitude dos membros da empresa. Exatamente por funcionar dessa maneira, empresas buscam desenvolver mecanismos para que controlem a implantação e disseminação da cultura em suas equipes.

Podemos concluir que a cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização. Toda empresa possui uma cultura própria, mesmo que ainda não esteja mapeada, mas é perceptível em sua dinâmica, suas crenças e valores. Multiplicar os padrões de comportamento considerados adequados é uma forma de imprimir a cultura aos Colaboradores.

Assim como indivíduos buscam entender a origem de suas ações e jeito de ser como forma de obter sentido às suas ações, organizações procuram multiplicar aspectos intrínsecos à sua formação como mecanismo de perpetuação.


EDUARDO ROCHA

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